Nossos Visitantes
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Shopping economiza no Ambiente de Contratação Livre (ACL)
Fonte: Brasil Energia - 23.02.2011
Rio de Janeiro - O shopping Plaza Macaé, no Norte Fluminense, que ingressou este ano no mercado livre, já obteve uma economia de 27% em relação ao que pagaria pela energia se permanecesse no ambiente cativo. A estimativa é feita pela LGR, administradora do estabelecimento e responsável pela migração para o mercado livre.
Ao contrário do movimento tradicional do setor, em que as comercializadoras tentam sensibilizar potenciais clientes para migrarem ao mercado livre, dessa vez a iniciativa partiu da própria administradora. Anteriormente cliente da Ampla, o Plaza Macaé passou a comprar energia da própria controladora da distribuidora, a Endesa, por um período de dois anos renováveis por mais dois.
“Fizemos um estudo no início do ano passado porque o custo da energia estava muito alto. Contratamos um consultor e decidimos mudar para o mercado livre. E já tivemos uma economia financeira inicial significativa”, comemora o presidente da LGR, Dorival Regini. A decisão de migração para o ambiente livre foi acompanhada de uma política de ações de eficiência energética.
O executivo conta que a decisão não foi baseada apenas em questões econômicas, mas considerou também o desenvolvimento sustentável. “Se olhássemos apenas a economia, a utilização de grupos geradores a óleo no horário de ponta seria a alternativa mais barata. Mas temos que fazer nossa parte”.
A LGR agora vai estudar a possibilidade de replicar a experiência nos outros shoppings que administra no Brasil, em Mossoró (RN), Belo Horizonte (MG) e Santa Maria (RS). Além disso, a empresa cogita incluir no mercado livre um shopping ainda em fase de construção, em Rio Branco (AC). “Vamos verificar se vale a pena o shopping já ser construído consumindo energia no mercado livre”, adianta Regini.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário