Nossos Visitantes
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Aquecimento Global: O que você tem a ver com isso? (Parte I)
As atividades desenvolvidas pelo homem têm alterado significativamente a biosfera. Atualmente ouve-se falar muito sobre efeito estufa, mudanças climáticas e aquecimento global. Parece que estes temas estão distantes e que não nos diz respeito. Mas as aparências enganam. O efeito estufa consiste na retenção de parte do calor que o Sol emite para a Terra e é o responsável por manter a temperatura média do planeta em torno dos 14°C. Esse efeito é produzido por gases como o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), entre outros. Esses gases são chamados de Gases de Efeito Estufa (GEE). Quando a concentração desses gases aumenta na atmosfera uma quantidade maior do calor do Sol fica retida o que provoca a elevação da temperatura média dos oceanos e do ar próximo da superfície da Terra. Isto é o aquecimento global. O termo global se justifica uma vez que gases emitidos nos EUA podem provocar mudanças climáticas no Brasil.
Tem-se assistido a vários eventos climáticos extremos como tornados, tempestades, inundações, ondas de calor, seca e deslizamentos de terra. A catástrofe da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro é um desses eventos extremos que ocorrem em decorrência das mudanças climáticas. No dia 12 de janeiro choveu o esperado para todo o mês de janeiro. Os resultados pudemos acompanhar ao vivo pela TV. Um outro episódio inusitado foi a formação de um tornado em Nova Iguaçu/RJ que causou muito estrago e provocou pânico na população. A secas que ocorrem na Amazônia e no Rio Grande do Sul são sinais desses tempos de aquecimento global.
Um problema em escala mundial como o aquecimento global é motivo de debates entre os líderes dos países. Em 2005 entrou em vigor o Protocolo de Quioto, tratado que obriga os países membros a reduzir, no período de 2008 a 2012, as emissões de GEE em 5,2% em relação aos níveis de 1990. O maior emissor de GEE do mundo os Estados Unidos não ratificaram esse tratado. Várias conferências estão sendo realizadas, a última ocorreu em Cancun/México, para discutir um acordo pós-Quioto. A pauta dessas reuniões tem sido truncada por países como os EUA que não abrem mão dos “seus” interesses diante de uma calamidade global. Os países pobres são os que mais sofrerão com as consequências do aquecimento global com efeitos como a diminuição da produção agrícola, diminuição da disponibilidade de água, aumento de doenças, desertificação e extinção de animais e plantas. Os EUA terão como primeira consequência das mudanças climáticas o aumento de sua produção agrícola. No próximo artigo trataremos das formas de mitigação do aquecimento global.
Adriano Ferrarez, é professor de Física do IFF Campus Itaperuna
Assinar:
Postar comentários (Atom)
It is frightening that the things we did in the past will affect us int he future. In fact Tsunami and the recent earthquakes are the examples of what's happening at the present. More people need to be aware of this fact and start doing their best to save the environment
ResponderExcluir