Nossos Visitantes

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Nova etiqueta energética para eletrodomésticos


Fonte: Green Savers - 02.12.2011
Portugal - A partir de agora, todos os aparelhos de refrigeração e televisores colocados no mercado desde novembro têm de apresentar, de forma visível, a nova etiqueta energética. Para máquinas de lavar roupa e louça, a regra passa a vigorar a partir de 20 de dezembro. Até agora, a nova etiqueta encontrava-se em fase de implementação voluntária, mas, após o fim das datas determinadas, os fornecedores serão obrigados a utilizá-la no mercado europeu.

Em finais do ano passado foi criada uma nova legislação para a etiqueta energética, que indica a eficiência de um eletrodoméstico em termos de consumo de energia. O nível de exigência subiu, sendo que alguns equipamentos passarão a ter sete classes (de A+++ a D) e outros chegarão mesmo às dez (de A+++ a G). Assim, para todos os estados-membros da União Europeia, as máquinas de lavar roupa, louça, os equipamentos de refrigeração por compressão e os televisores (que nunca tinham recebido etiqueta) passam a ser divididos em sete classes.

O texto dará lugar a pictogramas, para que possa ser estendida a toda União Europeia sem que se ponha a barreira da língua, e deverá ser fornecida uma etiqueta completa com cada unidade de produto. Além disso, será obrigatória a presença da informação de ruído em todos os produtos em que este critério seja importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário