Nossos Visitantes
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
Energia Solar na Indústria
Empresa investe em geração de energia solar para fins industriais
Fonte: O Globo - 04.01.2011
Rio de Janeiro - A Global Master, empresa de condicionadores de ar com sede em Petrópolis, no Rio de Janeiro, desenvolveu um equipamento capaz de armazenar energia solar para fins industriais. Os três primeiros protótipos do CSP, ou Concentrador Solar Parabólico, já estão instalados em uma pequena indústria de embalagens em Itaipava.
O equipamento foi desenvolvido com apoio da Faperj e de pesquisadores da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). O aparelho parece uma antena parabólica e funciona captando os raios solares por meio de uma superfície refletora e transferindo a energia térmica produzida para uma espécie de distribuidor de calor.
Em relação às placas convencionais de energia solar, o CSP tem uma diferença crucial: armazena mais calor. Enquanto as placas planas guardam uma temperatura de até 70º C, suficiente para aquecer a água de uma residência, a média da temperatura armazenada pelo novo aparelho chega a 500º C.
O equipamento, segundo reportagem da revista Rio Pesquisa, da Faperj, não pode ser usado para substituir as fontes de energia convencionais. O objetivo é utilizá-lo de forma combinada para melhorar a eficiência energética das indústrias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário