Nossos Visitantes

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Prioridade na China: preservar o meio ambiente


Fonte: China Daily - 29.11.2010
China - Segundo alerta do ministro de Proteção Ambiental, Zhou Shengxian, a China continua a enfrentar uma pressão crescente para conter a degradação ambiental, apesar do progresso na redução da poluição durante os últimos cinco anos. "Atualmente na China, a contaminação está se expandindo, os danos ao meio ambiente estão piorando, o risco à saúde humana está crescendo e reduzir a poluição está se tornando cada vez mais desafiador", disse o ministro.

Apesar do país já ter atingido a meta de reduzir as emissões do plano de cinco anos, especialmente de dióxido de enxofre, - o maior poluidor do ar - a qualidade do meio ambiente ainda não melhorou na mesma proporção. "Isso acontece porque, de um lado, a China tem que pagar o seu débito ambiental por conta de um rápido crescimento econômico durante as últimas três décadas, e do outro, o país também está enfrentando novos e emergentes problemas ambientais", explicou Zhou. A expansão econômica da China com dois dígitos foi alcançada com o custo do meio ambiente e do esgotamento dos recursos naturais. E, com a melhoria do padrão de vida, a população está deixando uma pegada ambiental maior.

Por enquanto, a qualidade do ar nas cidades grandes e áreas urbanas está piorando, em parte devido a pequenas partículas poluidoras, uma consequência de maior número de veículos nas ruas. Os rios e os lagos do país também estão sofrendo as ações da poluição, o que fez com que a China expandisse seu programa de redução de emissões no 12º Plano de Cinco Anos e criasse metas obrigatórias para emissões de óxidos de nitrogênio, que causam chuvas ácidas e neblina. De acordo com um plano aprovado recentemente, durante os próximos cinco anos, os investimentos em programas de eficiência energética e redução de emissões devem chegar a 3 trilhões de yuans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário