Nossos Visitantes

domingo, 14 de julho de 2013

Procel fez o país economizar 9 bilhões de quilowatts-hora de energia em 2012


Fonte: Diário de Pernambuco - 09.07.2013
Brasil - O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), criado em 1985 pelo governo federal e executado pela Eletrobras, obteve uma economia de energia para o país, no ano passado, de 9 bilhões de quilowatts-hora (kWh), de acordo com o Relatório de Resultados, divulgado pela estatal.

O gerente da Divisão de Planejamento e Fomento da Eletrobras, Emerson Salvador, disse que a economia representa 2% do consumo total brasileiro de energia elétrica durante 2012. “Para entender um pouco melhor o que isso representa, é o consumo anual de aproximadamente 5 milhões de residências brasileiras, durante um ano”, exemplificou.

O resultado registrado foi recorde da série da Eletrobras Procel e significou um aumento de 36% em termos de energia economizada em relação a 2011.

Salvador atribuiu o desempenho à série de ações desenvolvidas pelo programa que trabalham o conhecimento e a difusão da informação sobre hábitos eficientes. “A gente trabalha a mudança de comportamento e tem uma vertente mais tecnológica, de avaliar os produtos e conceder o Selo Procel Eletrobras aos mais eficientes, que gastam menos energia elétrica”.

A cada ano, a Eletrobras Procel vem intensificando a inclusão de novos equipamentos para avaliação e concessão do Selo de eficiência. Os primeiros produtos avaliados foram geladeiras e os motores elétricos usados nas indústrias. “Foi entrando uma série de equipamentos que hoje representam este resultado. O recorde expressivo é fruto desse trabalho”, declarou Salvador.

A Eletrobras Procel trabalha em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que é o órgão certificador brasileiro, e com associações de fabricantes, uma vez que a adesão ao Selo Procel Eletrobras é voluntária. A maioria das empresas, porém, entende que o selo é necessário, destacou Salvador. “A sociedade cobra isso, cobra sustentabilidade e baixo impacto ambiental. Tudo isso se traduz no Selo, que diz para o consumidor que aquele é o melhor equipamento que existe no mercado.”

Segundo o gerente da Divisão de Planejamento e Fomento, o Procel engloba atualmente 36 categorias de equipamentos que foram avaliados e receberam o Selo de eficiência energética no Brasil. ”Só no ano passado, 44 milhões de equipamentos foram vendidos no Brasil com o Selo Procel Eletrobras”.

Está no planejamento do programa a inclusão de mais equipamentos, entre os quais fornos micro-ondas e ferros de passar roupa. “A gente está trabalhando no nosso laboratório de pesquisa para que nos próximos anos eles sejam avaliados.” Também o chuveiro elétrico deverá ser analisado pela Eletrobras Procel. “O chuveiro elétrico é importante porque representa boa parte do consumo das residências, principalmente no inverno”, disse Salvador. “Está no rol dos nossos projetos futuros para poder estabelecer os parâmetros que a gente tem que avaliar. Os mais eficientes receberão o selo”.

Contabilizando os 25 anos de existência do Programa, a economia de energia elétrica atingiu 60 bilhões de kWh. O gerente ressaltou que grande parte da matriz energética nacional é limpa, sendo a maioria da produção feita por fonte hidráulica. Isso faz com que as emissões de gases poluentes não sejam elevadas. “Toda energia que não é gasta, ou seja, que é conservada, ela pode ser atrelada a um índice de emissão de gás carbônico evitada. No ano passado, foram 624 milhões de toneladas de gás carbônico que deixaram de ser emitidos na atmosfera”. Isso corresponde às emissões de mais de 200 mil veículos durante um ano.

Prefeitura começa instalação de lâmpadas de LED em postes de Santa Maria


Fonte: Diário de Santa Maria - 09.07.2013
Rio Grande do Sul - Algumas ruas de Santa Maria passarão a ser iluminadas com lâmpadas de LED a partir desta terça feira. Segundo o secretário de infraestrutura e serviço, Tubias Calil, cerca de 300 postes ganharão a nova tecnologia. Conforme os cálculos da secretaria, a medida pode gerar uma economia de 90% nos gastos com energia elétrica aos cofres públicos da cidade.

”A verba economizada será toda revertida para melhorias em Santa Maria e deve aliviar o bolso do consumidor, até porque este tipo de lâmpada dificilmente queima e praticamente não necessita de manutenção, além de a luminosidade ser melhor”, afirma o secretário.

As avenidas Presidente Vargas, Ângelo Bolson, Rio Branco, Valter Jobim e Fernando Ferrari e a Rua Do Acampamento serão as primeiras beneficiadas. Os trabalhos começam em frente ao Hospital de Caridade, ainda na tarde desta terça-feira.

Segundo o secretário, o investimento inicial é de R$ 420 mil. A ideia é que, até o final do ano, as lâmpadas possam ser instaladas em 600 postes.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Procel: Economia de energia chegou a 9,1 bi de kWh, ou 2% do consumo total, em 2012






Fonte: Portal Rio Capital da Energia -
Brasil - Os últimos resultados acumulados contabilizados pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) apontam que as iniciativas do programa foram responsáveis por uma economia de 9,1 bilhões de kWh em 2012, o equivalente ao consumo anual de 4,8 milhões de residências ou a 2% do consumo total de energia no Brasil naquele ano.

O gerente do Departamento de Projetos de Eficiência Energética da Eletrobras, Fernando Perrone, mostrou os dados ontem durante palestra no seminário “Eficiência energética: projetos, determinações e investimentos”, realizado hoje (19) pela Câmara de Comércio Americana (Amcham Rio). De 1986, quando o programa foi criado, até 2012, a economia atingiu, segundo ele, 60 bilhões de kWh.

Um dos principais focos do programa, segundo explica Perrone, são as edificações comerciais, residenciais e do setor público que, juntas, respondem por 47% do consumo de energia elétrica brasileiro.

O Procel Edifica está voltado exatamente para edificações públicas e privadas, com o objetivo de contribuir para a política pública de expansão de moradias e aplicação de conceitos de eficiência energética, inclusive em empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Além disso, o programa desenvolveu com o Inmetro um selo para ser concedido a edificações novas e já existentes, que tenham como pré-requisitos áreas mínimas de 500 metros quadrados e tensão igual ou superior a 2,3 kV. Esse selo, inicialmente voluntário, já foi concedido a 51 edificações públicas e 1442 residenciais.

Para o setor industrial, que responde sozinho por 41% do consumo de energia elétrica no Brasil, há o Procel Indústria, que tem como um dos principais mecanismos a capacitação da universidade para efeito multiplicador de conhecimento, em trabalho realizado em parceria com entidades empresariais.

Há ainda programas como o Procel Sanear, para a área de saneamento e o Procel GEM (Gestão Energética Municipal), que abrange os 5.560 municípios do País, não diretamente, mas através dos parceiros. O programa também prossegue com suas iniciativas mais conhecidas da população, como o Selo Procel, para indicação ao consumidor de produtos que consomem menos energia elétrica e o Procel Educação, voltado para educação básica e fundamental.

Biblioteca do Estado conta com usina de energia solar




Fonte: Diário Democrático - 17.04.2013
Rio de Janeiro - A Biblioteca Pública do Rio (BPE), localizada na Avenida Presidente Vargas, já conta com uma usina de geração fotovoltaica que irá garantir a eficiência energética do novo espaço.

A Light finaliza agora a instalação de um dispositivo de proteção na entrada da unidade para que, na sequência, a interligação da usina com a rede passe por testes. De acordo com a companhia de energia, as simulações devem ser concluídas em maio deste ano.

Também estão sendo instalados seis inversores que irão compor os equipamentos necessários para a transformação da energia gerada para uso no sistema elétrico da BPE. O empreendimento verde já apresenta 162 placas de energia solar em estrutura fixada na cobertura. Moderna e sustentável, a biblioteca produzirá anualmente 51,5 MWh. As medidas adotadas contribuirão para uma redução de até 30% do consumo.

Pequenos negócios apostam em ações sustentáveis

 
 
 
Pequenos negócios apostam em ações sustentáveis

Fonte: Em Rôndonia.com - 15.04.2013
Brasília - Antes encarado com certo receio por parte do empresariado, o desenvolvimento sustentável é uma realidade e já faz parte das estratégias dos pequenos negócios. O assunto será debatido na terceira edição do Seminário Sebrae de Sustentabilidade, nesta segunda-feira (15), na sede do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), em Cuiabá (MT). O evento marcará o terceiro ano de atividades do CSS, referência nacional no tema, que tem como missão gerar e disseminar conhecimento, informações e práticas para o atendimento de micro e pequenas empresas em todo o país.

Praticar a sustentabilidade na empresa reduz custos e pode torná-la mais competitiva no mercado. O empreendimento que possui sua imagem vinculada à sustentabilidade geralmente conquista uma maior fatia no mercado, além de ter um retorno considerável de clientes, da simpatia da opinião pública e boa reputação. A marca tende a ser valorizada no mercado, ganhando mais credibilidade e confiança.

Segundo diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, o empresário deve vislumbrar a sustentabilidade como investimento e não como mais um gasto para a empresa. “As boas práticas sustentáveis aumentam a competitividade do negócio, promovem a imagem positiva da empresa junto aos seus clientes e ainda atraem uma gama de consumidores conscientes”.

Atento a essa temática, o Sebrae tem incentivado a sustentabilidade nos pequenos negócios, dentre outros seis pontos (inovação, qualidade, propriedade intelectual, Tecnologia da Informação e Comunicação, design, produtividade), por meio do programa Sebraetec, iniciativa que conta com orçamento de R$ 165 milhões ao ano.

Confira algumas ações sustentáveis que resultam em mais clientes e lucros:

Destine corretamente os resíduos sólidos de sua empresa

O primeiro passo é consultar a prefeitura de sua cidade para saber se há alguma cooperativa ou empresa que colete ou receba resíduos. Faça a separação do lixo seco (papel, plásticos, vidros, metais) e do lixo úmido ou orgânico (restos de alimentos, guardanapos engordurados, cascas de frutas), depositando-os em recipientes diferentes.

Energia solar é muito mais econômica

Um aquecedor solar gasta R$ 0,0035 por litro de água aquecida, enquanto um aquecedor de gás R$ 0,64 e um chuveiro elétrico R$ 0,89. Reduza custos de sua empresa, utilizando sistemas de aquecimento solar para alimentar chuveiros e torneiras de água quente.

Faça parceria com cooperativas de recicladores e doe seus resíduos recicláveis

Os resíduos recicláveis de sua empresa (papéis, plásticos, eletrônicos em desuso, etc) são materiais valiosos para cooperativas de recicladores. Torne-se parceiro dessas entidades em sua cidade e doe os resíduos gerados no dia a dia para elas. Dessa forma estará reduzindo o volume de resíduos na coleta, lixões e aterros sanitários e, ainda, vai apoiar a atividade produtiva e remunerada dos recicladores de resíduos, que fornecem tais materiais para as indústrias de reciclagem.

Envolva e capacite todos os colaboradores rumo à sustentabilidade

Para se tornar uma empresa sustentável é necessário envolver e capacitar todos os colaboradores na nova postura do mercado sustentável. Os resultados da redução de consumo de energia, água, transporte, embalagens, entre outros, só serão alcançados a partir da mudança comportamental e adoção de novas atitudes pelos integrantes da(s) equipe (s), no dia a dia da empresa.

Substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas fluorescentes

Lâmpadas econômicas fluorescentes podem durar até dez vezes mais do que as lâmpadas comuns incandescentes; chegam a economizar em torno de 65% dos custos mensais de energia elétrica de sua empresa, além de reduzir a produção e descarte de resíduos (lixo).

Prefira equipamentos com o Selo Procel Eletrobras

O Selo Procel Eletrobras de Economia de Energia é a principal referência para consumidores e empresários, na hora da comprar equipamentos e eletrodomésticos. Ele aponta os níveis de eficiência energética, de acordo com cada categoria, garantindo economia na sua conta de energia. O objetivo do programa é incentivar a fabricação e comercialização de produtos mais eficazes, visando ao desenvolvimento tecnológico nacional e a preservação do meio ambiente.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Desperdício zero


Brasil - Revista Galileu elenca campeões de consumo de energia e dá dicas de como economizar mais ainda após corte na conta de energia

Brasil – A revista Galileu deste mês traz uma reportagem chamando a atenção para a redução na conta de energia anunciada pela presidente Dilma Rousseff e de que forma podemos reduzir mais ainda o preço da conta no final do mês.

Elencando entre a iluminação doméstica, eletrodomésticos e gadgets, a reportagem faz um levantamento do consumo mensal de cada aparelho e dá dicas de maneiras de economizar, como é o exemplo do uso do computador, aparelho cada dia mais presente nos lares brasileiros. Se considerarmos o uso diário de oito horas do aparelho, durante 30 dias no mês, teremos o consumo de 48 kWh/mês ou, segundo cálculos da revista, um consumo de R$ 21,60.

Clique no link abaixo e leia a reportagem na íntegra
Revista_Galileu_desperdício_zero_01-02-2013.pdf

Tecnologia promete energia solar 300% mais barata





Fonte: Jornal da Energia - 22.02.2013

Estados Unidos - Sediada na Califórnia, a V3 Solar foi a responsável pela pesquisa e o desenvolvimento do Spin Cell - espécie de painel fotovoltaico giratório, em formato de cone. Agora, a companhia norte-americana inicia o processo de comercialização da tecnologia, com a promessa de que ela possa produzir energia solar 300% mais barata do que a gerada pelos métodos convencionais.

Segundo a V3 Solar, o equipamento é mais eficiente no aproveitamento da luz do sol para a produção de energia. Ano passado, a companhia chegou a contratar a Design Nectar, empresa especializada no desenvolvimento de produtos para concluir o projeto de engenharia do V3Solar’s Spin Cell Technology. “A produção de energia renovável, instalada no ponto de consumo é um negócio viável", comentou Michael Neistat, CEO da V3Solar. O valor do kWh produzido com a célula spin seria de apenas US$ 0,8, o que a companhia afirma ser 66% mais barato do que o preço da eletricidade no varejo e 300% menor do que o preço de custo de outras tecnologias solares.

A californiana garante que testes preliminares comprovaram que a tecnologia é capaz de produzir 20 vezes mais eletricidade, durante o mesmo período e com o uso da mesma quantidade de células fotovoltaicas de placas e painéis estáticos. “A energia solar finalmente está fazendo sentido do ponto de vista econômico”, afirmou Neistat.

O Spin Cell funciona a partir de uma combinação entre as lentes de concentração, sendo a célula spin um cone dentro de um outro cone maior. A camada exterior da lente cobre uma área maior para concentrar a luz sobre o material fotovoltaico. A empresa descreve ainda que o equipamento também é constituído por um sistema de “eletrônica avançada”.

Pesquisadores de Belo Horizonte criam painéis solares de plástico




Fonte: Jornal Meio Ambiente - 26.02.2013

Belo Horizonte - Um grupo de pesquisadores de Belo Horizonte criou novos painéis solares feitos de plástico. Mais baratos e compactos do que os equipamentos convencionais, as placas de geração podem ser instaladas em fachadas de prédios, telhados de casas e até mesmo em ônibus e carros.

Ao contrário dos painéis tradicionais, feitos de silício, o novo dispositivo se parece com um rolo de filme-plástico transparente com faixas coloridas, nas quais se encontram as células fotovoltaicas. Fino e flexível, o material tem alta eficiência: um pedaço do plástico de dois metros por dois metros tem capacidade para abastecer uma lâmpada, uma televisão e parte do consumo de uma geladeira. Assim, quanto maior o tamanho do plástico, mais eletricidade é gerada.

De acordo com Tiago Maranhão Alves, coordenador do projeto, o dispositivo pode dar novo uso ao plástico e ainda reduzir desigualdades sociais no país. "Eu queria levar isso aqui no lombo de um burro para uma localidade isolada do Nordeste que nunca teve energia elétrica. Isso é fácil de transportar e você cola no telhado ou na fachada de uma casinha em qualquer lugar", disse o coordenador, que também considera a possibilidade de depositar grandes quantidades de plástico-filme nas águas dos reservatórios hidrelétricos já construídos no Brasil.

De acordo com Maranhão, o plástico pode gerar até 50% a mais de energia do que as placas de silício. Isso porque, enquanto as células solares tradicionais são mais vulneráveis às variações da luminosidade ao longo do dia, o rolo de filme-plástico produz mais eletricidade conforme a temperatura do ambiente aumenta.

A equipe de cientistas não forneceu detalhes sobre a construção dos painéis de plástico, porém o equipamento já foi aprovado em testes internacionais e as primeiras unidades estão prontas para serem comercializadas. Até o momento, o projeto de desenvolvimento demandou um investimento de R$ 20 milhões e foi executado com a verba da empresa montadora e da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais). Com informações do Valor Econômico. 

Aneel busca evitar que redução de tarifas incentive aumento no consumo de energia



Fonte: Portal Rio Capital da Energia - 14.02.2013

Brasil - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quer evitar que a redução de até 32% na conta de luz incentive as pessoas a aumentarem o consumo de energia elétrica, como se estivessem aproveitando uma liquidação de ponta de estoque. Para o diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner, é importante que o brasileiro aproveite a oportunidade para fazer com que essa economia no custo da energia seja ainda maior. “Basta que o consumo também seja reduzido”, sugere Hübner.

“Não é por a energia estar mais barata que os consumidores devem deixar de se preocupar em economizar. Uma coisa boa pode ficar ainda melhor”, disse ele à Agência Brasil. A redução nas tarifas está em vigor desde 24 de janeiro, mas só a partir do próximo dia 24 – após se completar o primeiro ciclo de cobrança com as novas tarifas – é que o desconto será repassado integralmente à conta de luz. Até então, o benefício é apenas proporcional aos dias contabilizados com os novos valores.

Os consumidores residenciais serão beneficiados com uma redução de 18% na tarifa. Para a indústria, o comércio, a agricultura e o setor de serviços, a redução chegará a até 32%.

Na opinião do diretor da Aneel, a possibilidade de a diminuição do custo da energia implicar em aumento do consumo não vai contra o discurso de sustentabilidade do governo federal. “Isso não é verdade porque o custo da tarifa é muito elevado no Brasil”, disse Hübner, ao defender os efeitos dessa redução para o custo Brasil.

A fim de apresentar algumas dicas para estimular a redução do consumo de energia elétrica, e evitar que a redução do preço acabe estimulando maior consumo, a Aneel lançou no dia 14, em seu site, a cartilha Use a Energia com Inteligência. 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Geração de energia solar em casa faz bem ao planeta e ao bolso


Fonte: Envolverde - 31.01.2013
Brasil - Em 2012, a Aneel aprovou as regras que regulamentam a geração de energia solar em casa. Agora, a eletricidade produzida por você mesmo pode diminuir o preço da conta de luz, zerar a tarifa e até mesmo render créditos com as distribuidoras.

As mudanças aprovadas pela agência reguladora servem como incentivo às energias alternativas que têm geração totalmente sustentável: a principal delas é a solar, a mais fácil de ser incorporada, não só nas grandes fazendas solares, mas também em prédios e casas das grandes cidades brasileiras. “É cada vez maior o número de interessados em produzir energia para uso doméstico, seja pelos benefícios ambientais, seja para suprir eventuais desligamentos da rede elétrica”, diz o site da empresa Minha Casa Solar, que comercializa sistemas de microgeração fotovoltaica no Brasil.

Uma residência que possui painéis solares deixa de utilizar a energia fornecida pelas distribuidoras, e, assim, reduz imediatamente a conta de luz. Isso porque, quando transformado em eletricidade, o sol alimenta os aparelhos ligados naquele momento. Se houver sobras de energia, as quantias serão lançadas na rede da companhia de distribuição, que retornará a quantidade excedente como crédito nas próximas tarifas a serem cobradas.

Se, num primeiro momento, a microgeração de energia solar demanda um investimento alto, a economia na conta de luz vira o jogo nos próximos meses: o investimento inicial gira em torno de R$ 15 mil a R$ 40 mil, dependendo do tamanho da residência e do padrão de consumo dos moradores. Entretanto, o cliente pode criar um sistema simples, formado por um ou dois painéis fotovoltaicos e, aos poucos, ir aumentando a quantidade de módulos.