Nossos Visitantes

sábado, 27 de junho de 2009

CÉLULAS SOLARES TRANSPARENTES




A busca por células solares transparentes já tem um mapa
Fonte: Inovação Tecnológica - 22.06.2009

Mundo - As células solares fotovoltaicas não são baratas. E um painel solar feito com elas é ainda mais caro pela estrutura metálica onde elas devem ser montadas, pela instalação do painel inteiro no telhado e pelas ligações elétricas daí até o restante da residência, onde a eletricidade será aproveitada.

Células solares transparentes

Tudo será mais simples quando as células solares forem transparentes: elas poderão ser instaladas sobre os vidros das janelas e sobre as próprias laterais dos prédios, sem interferir com a aparência, com a iluminação natural das casas e dos edifícios, sem tirar a visão do exterior e, mais importante, sem a exigência de estruturas grandes e caras para sua sustentação.

Condutores P e N

Os cientistas sabem disso e têm trabalhado constantemente em busca das células solares transparentes. Para viabilizar sua fabricação, são necessários dois tipos de revestimentos transparentes diferentes: um para conduzir a eletricidade por meio dos elétrons - o chamado condutor N - e outro para conduzir a eletricidade por meio do deslocamento das lacunas, ou espaços vagos de elétrons - o chamado condutor P.

Os condutores transparentes do tipo N não são problema e já podem ser fabricados com grande eficiência. Mas os condutores P representam uma barreira ainda por vencer. Sua condutividade elétrica é muito baixa e eles nem mesmo são assim tão transparentes.

Dopagem complicada

A fabricação desses materiais semicondutores usa um processo chamado dopagem, em que pequenas quantidades de átomos são adicionados a um material hospedeiro, o silício. Atualmente, os condutores N são fabricados com óxido de índio-estanho. Mas esse material é muito caro e seu preço multiplicou-se por 10 desde 2002.

Com isto, a agenda dos pesquisadores que trabalham em busca das células solares transparentes está cheia. Não basta descobrir como produzir os condutores transparentes do tipo P; é necessário também substituir o material usado na fabricação dos já eficientes condutores N.

Mapa para a eficiência

A equipe do Dr. Wolfgang Körner, do Instituto Fraunhofer, não descobriu a solução, mas criou uma ajuda valiosa: uma espécie de mapa que guiará essas pesquisas.

Usando imagens geradas pelos mais poderosos microscópios eletrônicos, os cientistas criaram modelos físicos que modelam átomo por átomo como interagem as irregularidades existentes na estrutura atômica dos materiais semicondutores dopados.

Isso permite a substituição virtual, simulada, de diversos materiais dopantes, verificando-se imediatamente as características do semicondutor resultante. "Nós descobrimos, por exemplo, que o fósforo é adequado para a dopagem do óxido de zinco, mas que o nitrogênio é mais promissor," explica o Dr. Körner.

Interfaces entre aglomerados de átomos

Os modelos criados pela equipe permitem o estudo das interfaces entre os aglomerados de átomos hospedeiros e dopantes, o elemento que mais influencia nas propriedades ópticas e eletrônicas do material dopado resultante.

Com isto, os pesquisadores poderão testar os diversos elementos e compostos disponíveis e verificar quais resultarão, simultaneamente, em condutores mais eficientes e em materiais mais transparentes.

Energia gasta em SPAM's daria para abastecer mais de 2 milhões de casas



Spam é um desafio contra o desperdício de energia na era digital
Fonte: Envolverde - 23.06.2009

Brasil - Marcelo D’Salete tem 29 anos e é artista plástico. Ele passa, em média, cinco horas por dia na frente de computador fazendo pesquisas, publicando trabalhos, baixando músicas, enviando e recebendo e-mails encaminhados pelos amigos e pelos internautas que visitam seu site. “Parte desse tempo eu perco para identificar e me livrar dos spams”, conta D’Salete.

O que o artista plástico — e, provavelmente, a grande maioria dos internautas — não sabia é que o tempo gasto com essas mensagens eletrônicas indesejadas enviadas em massa tem custos não só para o bolso, mas também para o meio ambiente. É o que mostra o relatório sobre os efeitos ambientais do spam produzido pela McAfee, empresa especializada em soluções de segurança eletroeletrônica e digital.

Só em 2008, o volume estimado de spam no mundo foi de 62 trilhões de mensagens. Esse tráfego de mensagens significa, ainda segundo o relatório, um consumo de 33 bilhões de kWh — o equivalente à energia consumida por 2,4 milhões de domicílios nos Estados Unidos naquele ano. Para produzir essa quantidade de energia, a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, uma das mais eficientes do sistema da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), precisa de quantidade de água equivalente a que cai pelas cataratas do Iguaçu durante seis anos.

Naturalmente, esta demanda adicional de energia elétrica precisa ser suprida. Para isso, é necessário uma maior geração. Isso significa, nos países desenvolvidos, uma maior utilização de termoelétricas, que contribuem para o aquecimento global. Já em um país como o Brasil, significa a necessidade de construir hidroelétricas, que exigem o deslocamento das populações que ocupam as áreas onde serão feitos os lagos de acumulação da água, um impacto social muito importante. Além de significar que mais dinheiro público será usado para a construção de usinas de geração, o que significa que haverá menos recursos públicos para aplicar em serviços fundamentais à população, como a educação e a saúde.

Brasil é o 2º gerador de spam

O Brasil, de acordo com o Relatório de Spam da Symantec, empresa especializada em segurança digital, ocupa o 2º lugar na lista dos países que mais geram mensagens eletrônicas indesejadas, com 10% do total. Fica atrás apenas dos Estados Unidos, geradores de 26% do spam mundial.

Na continuação da lista estão Turquia, Polônia, Índia, Rússia e Coréia do Sul, todos com 4% cada. O mesmo levantamento destaca que o spam já representa mais de 90% de todo tráfego de e-mail da internet.

A maior parte do desperdício de energia provocado pelo spam cai nos ombros do usuário final. O relatório McAfee calcula que 52% dessa energia é gasta para ler mensagens, 27% é para buscar mensagens indevidamente marcadas como spam e 16% ao processar softwares para que os filtros funcionem adequadamente. A criação e transmissão do spam são responsáveis por uma parte quase insignificante da energia consumida.

O consumidor pode minimizar os impactos ambientais causados pelo spam, seguindo algumas dicas preparadas pela Symantec. Veja abaixo:

Para identificar:

. Mensagens que não incluem seu endereço de e-mail nos campos “Para:” ou “CC:” são formas comuns de spam;

. Alguns spams podem conter linguagem ofensiva ou links para websites com conteúdo inadequado;

O que fazer:

Instale o software de filtragem/bloqueio de spam. O software anti-spam examina os e-mails recebidos e separa o que tem alta probabilidade de ser spam de mensagens legítimas.

Não responda a e-mails suspeitos. Se você suspeitar que um e-mail é spam, não responda, apenas exclua-o. Não clique em nenhum link no e-mail que solicite a retirada do seu nome da lista de destinatários; algumas vezes os links para cancelamento de inscrição nem funcionam, e qualquer tipo de resposta sua apenas confirma o seu e-mail e pode resultar em um número maior de mensagens indesejadas.

Configure um endereço de e-mail descartável. Mantenha um endereço secundário para uso público, como para registros on-line e sites de e-commerce. Configure o endereço secundário para que encaminhe os e-mails recebidos para sua conta principal. Quando desejar, você pode abandonar ou desativar o endereço secundário.

Crie um nome para o e-mail que seja difícil de adivinhar. Alguns spammers usam programas de computador para adivinhar endereços de e-mail. Pesquisas mostram que endereços de e-mail que contêm números, letras e sublinhados são mais difíceis de adivinhar e tendem a receber um número menor de spam.

Exiba e-mails em texto simples. Spam gravado em HTML pode conter programas que redirecionam o navegador da Web do usuário para uma página de anúncios. Imagens em e-mails podem ser adaptadas para enviar mensagens de volta para o spammer. Eles usam essas imagens para localizar endereços de e-mail ativos e enviar spam posteriormente. É uma boa ideia desativar o painel de visualização do e-mail e ler os e-mails em texto simples.

Crie um filtro de spam para o seu e-mail. A maioria dos programas de e-mail já possui uma forte defesa contra spam. Se o seu programa de e-mail não possuir um filtro de e-mails indesejados, crie um. Crie um filtro que procure mensagens que não incluam o seu endereço de e-mail nos campos “Para:” ou “CC:”. Configure o filtro para que transfira as possíveis mensagens com spam para uma pasta de itens indesejados ou de spam. No entanto, filtros de e-mail não são 100% eficientes e, por isso, examine periodicamente a pasta de itens indesejados ou de spam antes de excluir.

Não publique links para endereços de e-mail em websites. Spammers usam 'spambots' ou spiders da Web para localizar endereços de e-mail em páginas da Web. Por esse motivo, uma boa ideia é exibir endereços de e-mail de maneira que os 'spambots' não reconheçam. Por exemplo, em vez de mailto: Joao_Silva@empresa.com>Joao_Silva@empresa.com, publique o endereço de e-mail como Joao_Silva[arroba]empresa.com. Outras opções incluem a exibição de endereços de e-mail como imagens em vez de texto ou o uso de formulários para contato. Formulários para contato permitem que visitantes de websites enviem e-mail através do preenchimento de um formulário no navegador da Web. O servidor encaminha o formulário para um endereço de e-mail sem jamais revelá-lo.

Atenção para as caixas de seleção marcadas. Ao inscrever-se em serviços ou boletins informativos na Web, seja meticuloso na leitura do conteúdo. Observe textos localizados no fim dos formulários de registro que dizem: "SIM, desejo ser contactado por terceiros sobre produtos que possam me interessar". Algumas vezes a caixa de seleção ao lado do texto já está marcada. Nesse caso, será necessário desmarcá-la.

Informe sobre o spam. A maioria dos provedores de serviços da Internet proíbe usuários de utilizarem spam. Rastreie o provedor do spammer e relate o ataque. Se for descoberto que o usuário usou spam, o provedor encerrará o seu serviço. Outra opção é registrar uma queixa na Federal Trade Commission (FTC) sobre qualquer e-mail de spam que você tenha recebido. Acesse a FTC on-line para registrar uma queixa ou encaminhe o e-mail à mesma para investigação.

MAIOR POLUIDOR DO MUNDO APROVA LEI SOBRE CLIMA E ENERGIA (JÁ NÃO ERA SEM TEMPO)





Barack Obama apela à aprovação da “histórica” proposta de lei climática
Fonte: Público PT - 24.06.2009
Estados Unidos - O presidente norte-americano Barack Obama apelou na última terça-feira, 23 de junho, em conferência de imprensa, à aprovação da “histórica” proposta de lei sobre Clima e Energia que deverá ser debatida em plenário na Câmara dos Representantes, na próxima sexta-feira, 26 de junho. O documento vai “transformar a forma como produzimos e utilizamos a energia na América”.

Através dos incentivos às empresas para substituírem os combustíveis fósseis por energias alternativas – como a eólica, solar e geotérmica -, Obama considerou que esta legislação vai gerar uma “transformação que vai reduzir a dependência do petróleo estrangeiro e confrontar a poluição que ameaça o nosso planeta”.

O presidente lembrou ainda os incentivos à eficiência energética, como “janelas mais eficientes e outros materiais que reduzam os custos do aquecimento no inverno e do arrefecimento no verão”.

A ideia é fazer da energia “limpa” uma energia rentável. “E isto vai levar ao desenvolvimento de novas tecnologias que poderão criar milhões de novos empregos na América”.

“Num tempo de grandes desafios fiscais, esta legislação é paga pelos poluidores que contaminam a água que bebemos e o ar que respiramos”, acrescentou.

Obama acredita que “esta legislação é extraordinariamente importante para o nosso país (...). Todos sabemos por que razão é tão importante. O país que liderar a criação de energia limpa será a nação que vai liderar a economia global do século. É uma legislação que vai abrir a porta a um futuro melhor para este país. É por isso que apelo aos membros do Congresso para se reunirem e aprovarem” o documento.

Horas depois das declarações de Obama, os democratas da Câmara dos Representantes anunciaram ter chegado ao acordo sobre um conjunto de questões difíceis sobre Agricultura que ainda estavam pendentes, abrindo assim o caminho para uma provável aprovação do documento ainda esta semana.

Henry Waxman, um dos responsáveis pelo projeto de lei, explicou que os agricultores viram cumpridas várias das suas exigências, que mantinham como condição para apoiarem o documento.

Caso a proposta passe na Câmara dos Representantes, seguirá para o Senado, o qual ainda não apresentou a sua própria proposta.

ILUMINAÇÃO RESIDENCIAL




Brasileiros modernizam a iluminação de casa
Fonte: Jornal da Band - 24.06.2009

Brasil - De olho na conta de luz os brasileiros, aos poucos, modernizam a iluminação de casa. As lâmpadas comuns viraram sinônimo de desperdício de energia e estão com os dias contados. Este é o tema da reportagem exibida no Jornal da Band no ultimo dia 24 de junho. O problema das lâmpadas incandescentes é o desperdício de 95% de energia. Os outros 5% são usados para iluminar. Segundo a gerente de marketing da Osram, Paula Melo, os fabricantes estão cada vez mais preocupados em desenvolver lâmpadas que tenham uma economia de energia, que cada vez tenham uma potência em watts menor com a mesma quantidade de luz.

Numa época em que o aquecimento global cobra e seu preço e poupar energia é uma questão de sobrevivência as lâmpadas incandescentes vão perdendo espaço nas prateleiras para uma nova geração de lâmpadas econômicas de maior durabilidade e baixo consumo energético. É o caso das lâmpadas fluorescentes compactas e dos Leds (diodos emissores de luz) utilizados em muitos projetos arquitetônicos, que podem oferecer eficiência energética três vezes maior, porém, são mais caros. Os Leds são eficazes e muito duráveis. Já estão presentes em lanternas e outros equipamentos alimentados por baterias e, no futuro, é provável que dominem também a iluminação doméstica.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Energia Alternativa no CEFET Santa Catarina




CEFET desenvolve Fonte de Energia Alternativa




No Fórum de Energia do CEFET-SC, no dia 16 de maio, foram apresentados trabalhos nas mais variadas áreas de energia. Entre os palestrantes estava o professor da Unidade Florianópolis do CEFET, Paulo Roberto Weigmann, que apresentou a palestra “Fontes alternativas de energia e estudo dos recursos hídricos do CEFET-SC com bombeamento de água com energia solar”, um projeto que tem a parceria das professoras do curso de saneamento Maria Angélica Marin e Maria Bertília Giacomelli. O projeto possui três fases. Primeiro foi feito um programa de conservação e eficiência energética, que conseguiu diminuir significativamente o consumo de energia na Unidade Florianópolis do CEFET-SC. O segundo ponto é sobre as fontes de energia alternativas no CEFET-SC e em terceiro o projeto que estuda os recursos hídricos do CEFET-SC com bombeamento de água através de energia solar.
Weigmann apresentou o histórico de todo o projeto e como é a prática dele, com equipamentos e laboratórios relacionados à eficiência e conservação de energia, como geradores eólicos e o próprio bombeamento da água pela energia solar. Na prática este projeto funciona da seguinte maneira: foram revitalizados dois poços artesianos dentro do CEFET-SC, que tem sua água bombeada para a caixa de água geral do CEFET-SC apenas por meio da energia solar, que fica armazenada em baterias. O monitoramento da qualidade da água é feito pelas professoras do curso de saneamento Maria Angélica Marin e Maria Bertília Giacomelli.
O projeto é uma iniciativa do laboratório de Ecoenergia. Existe há quatro anos, mas apenas em 2004 começaram a bombear água diretamente para a caixa de água, pois antes não havia o monitoramento da qualidade. “Agora queremos fazer uma campanha institucional para o uso racional da água dentro do CEFET, assim como fizemos com a energia”, explica Weigmann, que coordena o projeto. A formatação está quase pronta, faltam apenas recursos para poder pôr em prática. A água não é tratada hoje em dia porque está boa para o consumo, mas o laboratório de Ecoenergia ganhou uma estação de tratamento de água da empresa Amanco, mas ainda não está funcionando por falta de recursos.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

2a. REUNIAO DO GREATS



Foi realizada na tarde de ontem, 18 de junho, a segunda reunião do GREATS (Grupo de Energia Alternativa e Tecnologia Social) do IF – Fluminense Campus Itaperuna. Ficaram definidas as linhas de pesquisa a serem desenvolvidas inicialmente, são elas: 1) Energia Solar – i) Fogão e Forno Solar; ii) Aquecedor Solar 2) Biogás – Produção e aplicação energética do biogás; 3) Projeto 3R – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A fase atual do trabalho consiste na revisão de bibliografia sobre os assuntos. Dentro em breve os primeiros experimentos começarão a ser montados no Campus.

Energia do movimento dos carros


Supermercado capta energia do movimento dos carros
Fonte: Portal Lumière - 17.06.2009

Reino Unido - Quantas pessoas não adoram ir às compras em finais de semana e dias chuvosos, cada uma com seu carro? Uma rede de supermercados inglesa percebeu o potencial desse fato e planeja implementar em seus estacionamentos uma tecnologia que absorve energia dos veículos que entram e saem.

De acordo com o site Tech Blorge, quando um veículo passar sobre as placas cinéticas posicionadas no estacionamento, a energia será capturada e devolvida ao mercado Sainsbury, deixando de consumir essa energia da concessionária. O sistema funciona melhor em áreas nas quais os carros costumam frear, assim o equipamento limpa a potência da energia cinética dos veículos enquanto estes reduzem sua velocidade. Espera-se que as placas produzam 30 kW de energia verde por hora, o que é mais do que suficiente para sustentar os caixas.

Segundo o press release liberado pela rede de supermercados, o sistema criado por Peter Hughes, da Highway Energy Systems, não prejudica de nenhuma forma o veículo, e o motorista não sente nenhum distúrbio ao passar por cima das placas. O equipamento já fora testado antes, em áreas privativas das lojas, para garantir seu bom funcionamento.

“Isso é revolucionário. Não apenas somos os primeiros a utilizar essa tecnologia de ponta em nossas lojas como também nossos clientes poderão participar ativamente da iniciativa de tornarmos verdes os nossos estabelecimentos, sem esforço ou custo extra”, declarou Alison Austin, gerente de meio ambiente da Sainsbury em nota publicada no site New Energy Focus.

A primeira loja da rede a receber o sistema foi inaugurada no último dia 17 de junho e está localizada em Gloucester Quays, no Reino Unido. Além dessa iniciativa, outras medidas também estão sendo tomadas para tornar o local mais sustentável. Em dois anos o estabelecimento recolherá água da chuva que será utilizada nos banheiros, noticiou o site Daily Mail, e painéis solares aquecerão toda a água quente durante o verão, além de reutilização ou reciclagem de 90% do lixo produzido.

De acordo com o site Low Carbon Economy, a companhia espera reduzir suas emissões de carbono em até 25% por metro quadrado até 2012, comparando com os dados dos níveis de 2004 e 2005. O site da rede, que pode ser acessado pelo endereço www.tinyurl.com/nhgjkb traz mais informações sobre sua campanha verde.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Mais Dicas pra Economizar Energia ao Usar o Computador



SÃO PAULO - No ano passado, a venda de computadores cresceu 16% e hoje existem mais de 60 milhões de computadores em uso no País, considerando os corporativos e os domésticos, de acordo com pesquisa realizada pela FGV .

Ainda segundo o levantamento, em 2012, haverá um computador para cada dois habitantes. Em abril, segundo o Ibope , o número de brasileiros que navegam pela internet alcançou 25,5 milhões de usuários. Eles gastam, em média, 24 horas por mês na web.

Com esse número de computadores e tantas horas gastas na frente deles, no final do mês, a conta de energia acaba saindo cara. De acordo com o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), da Eletrobrás, a cada quatro horas que ficamos na frente do computador, por dia, consumimos 15KWh por mês, que equivale a R$ 7 na sua conta de luz (considerando o preço médio de energia no País).

Quem fica uma média de 12 horas diárias com o computador ligado consome a energia necessária para manter uma geladeira de duas portas, ou seja, um consumo de 45KWh mensais. Isso representa um gasto médio (também em nível nacional) de R$ 22 por mês para o seu bolso e um consumo exagerado de um recurso que está cada vez mais escasso.

Então, para economizar e ajudar o planeta, preste atenção não só no tempo que o seu PC fica ligado, mas, na hora de comprá-lo, priorize o equipamento mais adequado para você e dê preferência àqueles que tenham componentes que não consumam tanta energia.

Na loja e em casa

De acordo com o Procel, para economizar prefira comprar os laptops. Embora sejam mais caros que os desktops comuns, o custo-benefício no final das contas compensa o gasto inicial, já que eles consomem cerca de um terço a um quarto da energia que um desktop consome.

Se não puder levar um laptop para casa, então, ao escolher o PC comum, prefira o conjunto que tenha monitor de LCD. Ele consome 25% menos energia que o monitor convencional. Além disso, existem fabricantes de chips que oferecem opções de desktops que consomem menos energia. Opte por um sistema com tecnologia de gerenciamento de energia.

Com o PC em casa, fique atento às suas reais necessidades. Mantenha desligados todos os acessórios do computador, se não estiver usando, como impressoras e estabilizador. Este componente, inclusive, deve ficar desligado da tomada. Na hora de fazer downloads de arquivos pesados, desligue o monitor.

Aliás, a boa utilização dos monitores pode ajudar na economia. O sistema de desligamento automático (Programa Energy Star) deve estar acionado. Ele desliga o monitor, caso o equipamento fique ocioso por determinado tempo, e coloca o processador em estado de espera (modo sleep). Esse sistema só é válido caso o tempo que você fica sem usar o equipamento seja de até meia hora. Se esse intervalo for maior, o Procel recomenda desligar o computador.

Outras dicas

O Procel lembra que economizar energia requer algumas atenções especiais. O órgão recomenda utilizar aparelhos elétricos fora do horário de pico, além de adquirir equipamentos que com Selo Procel, que são os mais eficientes.

Evite desperdícios!

Kit de Eficiência Energética em Casas Populares


Casas do Programa Minha Casa, Minha Vida terão kit de eficiência energética
Escrito por Fernanda Dalla Costa — Publicado em 02/06/2009 12:20

As famílias incluídas no Programa Minha Casa, Minha Vida que têm renda mensal de até três salários mínimos (cerca de R$1400) terão em suas novas moradias, sistemas de aquecimento solar para água, geladeiras e, lâmpadas mais eficientes que as convencionais, dentro do programa custeado pela Caixa Econômica Federal (CEF), informou o Ministério do Meio Ambiente.

Segundo o Ministério, esses equipamentos possibilitarão uma economia de até 300reais por ano na conta de energia elétrica dos futuros mutuários.

Além do acordo com a CEF, um convênio firmado com o Grupo Neoenergia, que controla as companhias de distribuição de eletricidade de Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte, garantirá a disponibilidade dos kits.

O acordo também propicia a geração de renda, já que trabalhadores que fazem parte do bolsa-família serão treinados e farão a instalação e manutenção dos sistemas de aquecimento nas próprias comunidades onde residem.

O sistema de aquecimento solar substituirá os chuveiros elétricos, possibilitando uma economia de cerca de R$25 ao mês na conta de energia elétrica. Para famílias com renda entre três e seis salários mínimos que optarem pelo sistema, haverá uma linha especial de financiamento, informou o Ministério em nota.

No anúncio do Programa Minha Casa, Minha Vida, o governo planeja instalar sistemas de aquecimento solar em 500 mil das 1 milhão de unidades planejadas.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Revolução Energética em Cuba


Abaixo artigo do Jornal Juventude Rebelde de Cuba

Forjar uma cultura de economia de energia
Fonte: Juventud Rebelde - 02.06.2009

Cuba - Sem energia elétrica a sociedade moderna não seria possível. O conforto e o avanço alcançados seriam impossíveis sem o uso da energia. E quanto mais a humanidade se desenvolve, mais dependente se torna das tecnologias que precisam de eletricidade. Há pouco mais de 100 anos, quando começou a se expandir no serviço elétrico, seu desfrute era algo extraordinário. Atualmente é tão natural dispor de eletricidade que só notamos sua importância quando ocorrem os indesejados apagões, sejam por causas meteorológicas, como ciclones, ou por falhas no serviço, devido a interrupções nas unidades de geração e nas redes que levam a corrente elétrica às casas, aos centros de trabalho, de recreação, de estudo e a outros.

Noventa por cento das casas cubanas têm acesso ao serviço elétrico. De acordo com cálculos do setor a partir de dados da Oficina Nacional de Estatísticas, o consumo médio de eletricidade para cada cubano em 2007 foi de 1.490 kWh. Dispor de serviços e pagar por eles não dá o direito de desperdício. Tampouco há o direito de utilizar mal a eletricidade nos postos de trabalho. Ao contrário, usá-la racionalmente é um dever social e uma amostra da educação energética. De acordo com o dicionário da Real Academia da Língua Espanhola, economizar tem entre seus significados reservar alguma parte do gasto ordinário, guardar com previsão para necessidades futuras e evitar um gasto ou consumo maior. A Wikipedia em inglês diz que a conservação da energia é a prática de diminuir a quantidade de energia utilizada. Esta economia pode ser alcançada com medidas de eficiência energética ou com redução de consumo nos diferentes serviços de energia.

Economizar eletricidade é consumi-la com racionalidade, sem banalidades nem desperdícios. A energia elétrica deve ser utilizada sempre racionalmente, mas em especial quando sua geração se produz através da queima de combustíveis fósseis. Economizar energia elétrica significa usar a quantidade de energia necessária para realizar as diversas atividades. Não significa renúncia à diversão, à informação proveniente do rádio e da televisão, a escutar música, a iluminar, a passar roupas, ou a refrigerar os alimentos. Também não significa diminuir a iluminação até o momento em que são necessários espelhos e nem carregar água para não consumir a eletricidade necessária para bombeá-la até que os tanques se encham. Economizar energia não é renunciar totalmente ao uso de aparelhos de ar-condicionado, computadores, etc. A economia de energia não é impor limitação ao crescimento econômico e social do nosso país. Deve-se usar a eletricidade de forma consciente e responsável, aplicando as medidas indicadas em dependência da necessidade de economia que exista.

No âmbito doméstico, a economia de energia evita gastar dinheiro que pode ser utilizado em outras necessidades da família. Além disso, a prática estende a vida útil dos aparelhos elétricos que temos em casa e que são postos à nossa disposição nos locais de trabalho. A economia de eletricidade permite aumentar a intensidade energética e a eficiência de processos em empresas de diversos setores. Ela se reverte em benefícios para todos, já que é possível direcionar recursos financeiros a outros setores da economia nacional com alto impacto social. Não se pode esquecer que ainda que uma parte dos combustíveis utilizados para a geração de eletricidade seja recursos nacionais, o restante vem de outros países.

Economizar eletricidade contribui para a diminuição da demanda nos horários de pico, que tem um impacto na eficiência do sistema elétrico e no custo da eletricidade produzida. Economizar eletricidade aumenta a disponibilidade dos combustíveis fósseis que se utilizam em sua geração e permite um aproveitamento ótimo da capacidade instalada nas unidades geradoras. Por outro lado, a economia de eletricidade é uma forma efetiva, econômica e acessível de preservar o meio ambiente. A prática da economia de eletricidade leva implícito o exercício da responsabilidade cidadã e a da solidariedade energética. A economia de energia elétrica nos prepara para a transição a um paradigma energético baseado em fontes renováveis, para o que contribui progressivamente a Revolução Energética.